A Nação Basco Investe Em Educação O Dobro Da Catalunha E Madrid
Esta semana se iniciou em Portugal um novo ano escolar marcado na constatação de que a suposta saída da crise econômica ainda não chegou às salas de aula. Assim o sobressaem os vários indicadores. Coincidindo com o retorno das aulas, UGT também publicou um relatório que examina a expansão dos orçamentos em Educação por comunidades autónomas. Entretanto, uma das conclusões mais preocupantes que lançam as informações, é a profunda lacuna no gasto público em Educação entre as comunidades espanholas.
Uma desigualdade que, além disso, apresenta sintomas de endurecimento. Assim, o investimento por cada aluno do ensino não superior no País é de quase 9.000 euros por ano, enquanto que em Madrid e Andaluzia ronda os 4.500, e pela Catalunha alcançou, em 2014, os 4.746 euros. Na quota alta do gasto público em Educação, Navarra está situada após Euskadi, apesar de muito afastado (6.886 euros por aluno).
a Comunidade Foral lhe seguem, Cantábria, Astúrias e Galiza. As razões para esta diferença no gasto educacional entre comunidades, segundo os especialistas, são claras. País basco e Navarra, beneficiam de um sistema de financiamento que lhes contribui ligação às outras comunidades. As regiões do Noroeste de Portugal, por seu lado, têm uma proporção mais alta de escolas rurais, o que se intensifica o custo fixo da Educação pública. As conseqüências da queda dos orçamentos para a Educação desde há quase uma década se são capazes de apreciar melhor a médio período, contudo neste instante foram detectados danos claras nos últimos anos.
diminuiu o número de professores e aumentaram suas horas letivas, bem como os rácios de alunos por sala de aula. Para o ano lectivo que neste instante começa o Governo do Estado e a maior parte das comunidades autónomas anunciam o ampliar do corpo humano docente e a redução dos índices.
Em 2000, um estudo da Clínica Mayo de Rochester a respeito 839 indivíduos mandou que os mais otimistas vivem mais do que os considerados pessimistas. Oscar Giménez, da revista JANUS – Medicina e Humanidades, considera-se que não obrigatoriamente tem que haver uma relação direta entre os 2 parâmetros (os indivíduos pessimistas costumam ter estilo de vida menos saudáveis). Um outro estudo, cumprido por pesquisadores da Universidade do Texas, concluiu que o traço de avc em pessoas com mais de 65 anos era de 48 % inferior em homens otimistas e dezoito % em mulheres otimistas.
- CEIP Marta Mata
- um Incêndio de 1889 1.2.1.Um Danos e perdas
- três Posição a respeito drogas
- um Uso da economia como propaganda política
- seis Cena teatral
- 39: “terão em frente, senhoras e senhores deputados do PP, encajaremos seus insultos com generosidade”
- Teatro da Barra
- 199 Feliz wikicumpleaños
O estudo foi publicado na Psychosomatic Medicine. Vince e seis indivíduos com dermatite alérgica aos ácaros do pó, a muitos alérgenos, e logo após lhes passaram filme Tempos modernos, de Charles Chaplin. Poucos dias depois, realizaram o mesmo experimento, entretanto com um video de comédia.
Os resultados mostraram que a reação alérgica era menor no caso do filme de Carlitos. É bem sabido que, pela cultura popular que as pessoas ebrias costumam rir muito. Assim, em um experimento científico pra apurar, psicólogos britânicos da Universidade de Hull disseram quarenta e oito voluntários que tomaram uma bebida alcoólica ou refrigerante, em partes idênticos, para posteriormente acompanhar um vídeo de comédia. Os resultados se consideravam que os que tomaram a bebida alcoólica riram mais do que os outros.
“Risoterapia” é um neologismo que define uma técnica imediatamente utilizada desde a antiguidade, apesar de não perante o qualificativo de terapia. É, como o teu nome aponta, no humor terapêutico. Nos últimos anos, têm aparecido “clubes do riso” e até mesmo associações —supostamente— científicas que defendem as virtudes de rir às gargalhadas.
Um pioneiro dessa técnica foi, não um médico, no entanto um paciente. Um alto executivo de Nova York, Norman Cousins, foi diagnosticado de espondilite anquilosante, uma doença muito dolorosa. O agravamento dos sintomas se acentuou quando Norman entrou numa depressão.
