Por Que O Esporte Ajuda A Mais Que O Descanso A Vencer O Câncer
Depois do último estágio de quimio, João Francisco (dezessete anos) flaquearon as forças. Dois meses deslocado numa cama no hospital onde estava internado. Só se levantava para dirigir-se ao banheiro. Acostumado a percorrer quilómetros e quilómetros em bicicleta, os poucos metros que a separavam da cama da residência de banho representam um estímulo muito superior do que cada uma das guerras em que tinha participado. Até esse momento, as sessões de quimioterapia sim lhe tinham permitido continuar dando pedais no mesmo quarto do hospital. Surpreendentemente, quando o jovem perguntou ao médico se podia entrar acompanhado de tua bicicleta, a resposta foi contundente.
Alexandre Lúcia, médico e pesquisador em Fisiologia do Exercício na Universidade Europeia de Madrid. Resultados que esperam replicar bem como em outros tipos de tumores, em que se prevê prosseguir a estudar em profundidade a ligação entre o esporte, a progressão do tumor (marcadores biológicos) e a resposta imune. Pra essa finalidade contam com uma bolsa de 63.000 euros de Unoentrecienmil.
De instante, só o Hospital Menino Jesus conta com este serviço e João Francisco foi possível aproveitá-lo. Salvo a última sessão de quimio, o resto podia compaginarlas com rotina esportiva no ginásio e com a sua bicicleta. Há somente 6 meses que realizaram o transplante de medula óssea que eu precisava, e, em visão do ritmo com o que foi referido a sua formação, pretende retomar as batalhas de ciclismo nesse mês.
Fazer exercício pela fase de tratamento quimioterápico “não só não prejudicar, como se acreditava, entretanto que algumas populações celulares melhoraram”, diz Carmen Fuiza, especialista em Biomedicina que faz quota da equipe de pesquisa da Universidade Europeia de Madrid.
Os efeitos do exercício não se cingem ao tratamento, mas estendem-se ao antes e ao depois de um câncer. Foi visto que esta ferramenta “previne inmensuráveis tipos de câncer, de forma especial o de mama e colo-rectal, e bem como corta o risco de reincidência”, relata Miguel Martinho, presidente do Grupo Português de Investigação em Cancro de Mama (Geicam). Na mesma linha está o presidente Geicam, que continua em andamento um estudo para investigar antes de operar se a proliferação do tumor de mama reduz-se com o exercício.
↑ Genatios Carlos, Lafuente Marienela (Novembro de 2003). “Chuvas torrenciais em Vargas, Venezuela, em dezembro de 1999. Proteção ambiental e recuperação urbana”. ↑ Humboldt, Alexandre de. 1991: “Viagem às regiões equinocciales do Novo Continente”. Monte Ávila Editores. Caracas – Venezuela.
- 1 fase (Carga)
- Interpretado por: Steven Weber
- 2 Dicas para perder peso – Bebidas
- Apoiar incorretamente as mãos
- 1992 Transtornos mentais e do posicionamento. Madrid. Meditor
- Ritmo cardíaco irregular
- Vence por pontos Lombardi em Trinidad
- Localizado no #199 no PWI 500 de 2009[136]
↑ Catástrofe de Vargas. ↑ Wieczorek GF, Larsen MC, Eaton LS, Morgan BA, Blair JL (dois December, 2002). “Debris-flow and flooding hazards associated with the December 1999 storm in coastal Venezuela and strategies for mitigation”. ↑ Anónimo 1980. Chicoteado o litoral central por chuvas de tempestade.
↑ Wikipédia: Vargas tragedy. ↑ Instituto Nacional de Parques (INPARQUES). 1997. Venezuela. O Ávila, parque nacional. Corporação Venezuelana de Turismo. ↑ Marrero, Levi. 1964. A Venezuela e seus recursos. Cultural da Venezuela, S.A. Caracas. ↑ Instituto Nacional de Parques (INPARQUES). 1997. Venezuela, O Ávila parque nacional. Corporação Venezuelana de Turismo.