Mallorca, Uma História Em O Coração Das Trevas
Nada mais chegar do Ártico russo me obteve, como um tapa, a notícia de que um excelente comparsa, Xisco Gràcia, estava acabado dentro de uma caverna inundada de água. No mesmo dia em que regressava a Lisboa se dava a voz de alarme para tentar o cume do interior da caverna Sa água-pé, em cala Romántica.
Xisco é um dos atletas espanhóis mais experientes desta atividade e, por ventura, o mais querido conhecedor das cavernas de Maiorca. Eu a todo o momento considerei o espeleobuceo -mergulho em cavernas alagadas – como uma das atividades de maior acordo e de risco que são capazes de ser praticadas.
O alpinismo e o espeleobuceo são atividades esportivas aparentemente muito distintas que, mas, mantêm a incerteza, a bravura e sangue-gelado, como pilares fundamentais de tua prática. Mas, no tempo em que o alpinista persegue uma cimeira que, mais ou menos afastado, vê com seus olhos, o mergulhador enfrenta um caminho do que não domina o término.
Nunca saberá se está pra além ou depois do último sifão. A única vantagem que têm os seus praticantes é que, sempre que os alpinistas necessitamos viajar para a Ásia, se desejamos escalar uma amplo montanha, os mergulhadores têm neste local, muito perto de onde vivemos, muitas das cavidades mais fantásticas que possam ser encontrados. Às vezes se diz que Portugal é o Himalaia das cavernas. Em Maiorca, muito perto de um dos destinos turísticos mundiais mais famosos, está o sistema de galerias inundadas mais extenso da Europa.
- 914 alfredo alcaín
- trinta | 10.70
- 4 Projetos para o tratamento educacional de pessoas TEA
- Research for Falta for Commons and Wiktionary continues
Um desses patrimônios naturais que temos e que nos faz compreender isso que algumas vezes se tem chamado de “a proximidade do inexplorado”. Há alguns anos, decidimos ir para descobrir as maravilhas de Maiorca da mão de nossos amigos Bernart Clamor e Xisco Gràcia, dois dos mais reputados mergulhadores das ilhas.
Ali está, entre as penumbras, defendido na escuridão e a água, um dos últimos relíquia da investigação em Portugal. Nosso principal intuito era comprovar esta paisagem até de imediato reservado só aos olhos de uns poucos afortunados. Pra isso tivemos que fazer uma extenso mobilização de pessoas e aparato: há mais de dois mil quilos de instrumento entre baterias, tópicos, roupas, lanternas, câmeras, garrafas, roupas, cordas e computadores.